Terminou este fim-de-semana a Super Liga 2009/2010. O S.L. Benfica saiu vitorioso e aconteceu o que muitos já sabiam: Lisboa vestiu-se de vermelho. E esta onda vermelha que assolou a capital foi-se verificando um pouco por todo o país. Em Bragança, a festa foi semelhante, com centenas de pessoas a festejar em plena cidade, com a festa a prolongar-se noite fora no pavilhão do NERBA, aproveitando o facto de se celebrar a Semana Académica.
Segundo estatísticas oficias da Liga Portuguesa de Futebol, este campeonato teve 2.616.301 espectadores no seu somatório, 101.864 dos quais nesta última jornada. O que efectivamente, para um país como o nosso, é bastante gente.
Ora, quando assistia através da televisão e via as milhares de pessoas que festejavam pelas ruas de Lisboa, reflectia acerca do fenómeno futebol e de como esta é uma indústria de massas, com forte mobilização social, que movimenta milhões de euros anualmente, que gera emprego (directo e indirecto), que leva milhares todos os fins de semana aos estádios e que “prende” mais uns quantos em frente às Tv’s. Mas vi também cerca de 500 adeptos do Braga que se deslocaram propositadamente ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro para receber a sua equipa que chegava da Madeira: isto às 3:30 da manhã. Fiquei impressionado, confesso.
Mas logo me lembrei de inúmeros projectos que mereceriam esta mobilização social que se verificou mas que não conseguem ter o impacto que tem o futebol. Neste caso concreto, refiro-me ao "Voluntariado Jovem para as Florestas". Este programa tem como objectivo incentivar a participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular, para assim reduzir o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção. As candidaturas decorrem de 01 de Maio a 15 de Agosto, inclusivé. Como incentivo, é ainda atribuída uma bolsa diária de €12 euros a cada participante, com direito a seguro contra acidentes pessoais e certificado de participação. Aqui está uma sugestão a todos os jovens, nomeadamente para os do nosso concelho. Participem!
Mais informações em http://www.juventude.gov.pt/Portal/Voluntariado/VolFlorestas/ ou directamente no IPJ de Bragança.
André Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário