terça-feira, 8 de junho de 2010

A (Des)Organização do Costume

No passado dia 1 de Junho, como todos devem estar recordados, festejou-se o Dia da Criança.

Neste recanto no norte do país é costume juntar as crianças e festejar o dia à grande no recinto desportivo da cidade, com insufláveis e as mais diversas actividades. Coisa que, no entanto, este ano acabou por não acontecer.

Não que os ditos insufláveis não estivessem, mas a má organização, aliada à tentativa de poupar uns “trocos” em transporte, acabaram por se revelar um desastre.

Este ano, decidiu-se, então, levar a animação às escolas, ou melhor, aos Agrupamentos de Escolas, estabelecendo com eles horários. No entanto, a empresa responsável pela distribuição dos insufláveis não tinha sequer conhecimento desses horários estabelecidos entre a Autarquia e as escolas e, como tal, foi colocando os ditos cujos à medida que passava pelos recintos escolares.

Certo é que, com o tempo que demora a colocação e a preparação dos insufláveis, houve escolas - como a da Estacada - que estiveram desde as 9 horas da manhã até à hora de almoço à espera. Com estes contratempos, as crianças acabaram por voltar para a escola pior do que quando saíram, pois imaginem os miúdos quatro horas à espera da animação do seu dia para no fim resultar em… nada.

É, pois, lamentável ver o poder autárquico a menosprezar tanto os jovens. No entanto, quando falamos dos “ainda mais jovens” como são as crianças do Ensino Básico, é ainda mais cruel.

Mas creio que, se uma figura tão populista como calculista como é o Sr. Eng. Jorge Nunes, pensasse que as crianças pudessem votar, tal situação com certeza não se passaria.

Má gestão, má organização e má comunicação, é o que posso dizer. E política para juventude… nem vê-la!

Eduardo Fernandes

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com a tua critica e estendo-a a todas as outras iniciativas organizadas na cidade. Fundamentalmente são poucas, muito poucas! E o pior é que não é só para os jovens, é também para todas as outras faixas etárias.Nesta cidade passam-se séculos e séculos sem que se organize algo que realmente impulsiona e mexe com as gentes da cidade. Nada! e o pior é que temos imensas infra-estruturas desaproveitadas na cidade. Digam-me que é por falta de orçamento e eu respondo que a pessoa certa com os apoios certos consegue tornar Bragança uma excelente cidade para se visitar e, principalmente, para se viver.

    Estive a pensar e este ano vamos mandar a presidência da Câmara para o Eixo Atlântico em substituição com as festas da cidade que se passarão a festejar (algures - mas só até às duas da manhã que no dia seguinte é.....uma seca de novo ).

    ResponderEliminar