quinta-feira, 29 de julho de 2010

I Encontro Transfronteiriço JS


O Secretário-Geral da JS, Pedro Delgado Alves, referiu que foi este o seu primeiro acto público enquanto dirigente máximo da JS e que esse facto tinha para si um «especial significado», aludindo ainda à importância dada às temáticas que estiveram na base do encontro no âmbito da moção global de estratégia que apresentou ao XVII Congresso Nacional, onde temas como as relações no espaço ibérico, na ECOSY e na IUSY assumiram um papel relevante.


Decorreu em Quintanilha – Bragança, entre os dias 23 e 25 de Julho o I Encontro Transfronteiriço JS. Uma organização conjunta entre a concelhia da Juventude Socialista de Bragança e as Juventudes Socialistas de Zamora que reuniu certa de uma centena de jovens para um fim-de-semana não só de trabalho e formação mas também de convívio e camaradagem.



Com o início na Sexta-feira em que os participantes foram acreditados e ambientados com o espaço de montagem de tendas, o dia mais produtivo foi o de Sábado. Depois de um almoço-convívio iniciou-se uma tarde de trabalho. A abertura dos trabalhos esteve a cargo de Nuno Miranda – Coordenador JS Bragança, Ismael Aguado Ferreira – Secretário-geral do agrupamento provincial de Zamora da JSE, Noemi Villagrasa – Secretária do Emprego, Relações Internacionais e para a Iberoamérica da JSE e Pedro Alves – Secretário-geral da JS. De seguida passou-se ao primeiro painel onde foi explicado aos presentes o funcionamento das duas estruturas, a parte da JS de Portugal coube ao Hugo Costa – Presidente da Federação Distrital de Santarém da JS enquanto a parte da JSE foi explicada por Noemi Villagrassa. Depois de uma pausa nos trabalhos passou-se ao segundo painel onde Pedro Alves, Ivo Oliveira – Presidente da Federação Distrital de Vila Real da JS e Presidente da Confederação de Trás os Montes e Alto Douro da JS, Violeta Pedrero – Secretária para a Igualdade e Movimentos Sociais da JS Castela e Leão e Noelia Sanches – Vice Secretária-geral e Secretária para a Formação da JSCyL.



De entre a assistência desataque-se também a presença de Rui Duarte – Presidente da Federação Distrital de Coimbra da JS, João Torres - Presidente da Federação Distrital do Porto da JS e ainda, além dos militantes da Federação de Bragança e de Castela e Leão, militantes das federações de Vila Real, Porto, Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém.



Para finalizar os trabalhos foi servido um jantar convívio durante o qual, a Internacional Socialista, foi entoada nas duas línguas proporcionando, a todos, um momento bastante emotivo. De seguida houve em convívio num bar da localidade onde houve muita descontracção, convívio e camaradagem ao som de música ao vivo.



No último dia, dia dedicado ao PS e PSOE, e depois de um almoço convívio, teve inicio a sessão de encerramento com a participação de Nuno Miranda, Ismael Aguado Ferreira, Vítor Prada Pereira – Presidente da Concelhia do PS Bragança, Álvaro Lopes – Secretário da Junta de Freguesia de Quintanilha, Felix Rodríguez – Secretário-geral de A.L. PSOE Zamora e José Fernandez Blanco – Presidente da Câmara Municipal de Puebla de Sanábria.



No final todos consideravam ter sido uma excelente jornada de trabalho, convívio, troca de experiências e camaradagem. Ficou assumido o compromisso de repetir esta actividade bem como organizar outras entre duas regiões que têm simetrias muito idênticas sendo a desertificação e o emprego jovem as maiores lacunas a resolver com mais urgência.



Da parte da Concelhia da JS de Bragança resta agradecer a todos os que tiveram a capacidade de organizar e participar neste evento e agradecer ainda todos os apoios obtidos e mensagens de felicitações por mais esta actividade.

Ficam também alguns "links" com a notícia desta actividade, relembrando que também estão disponíveis outros "links" na parte superior direita deste blog!

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Jovens+socialistas+portugueses+e+espanhois+preocupados+com+Autoestrada+Transmontana.htm

http://www.mdb.pt/noticia/3057

http://web.jscyl.es/nace-en-quintanilla-y-nuez-la-union-de-estrategias-politicas-de-las-juventudes-socialistas-de-espana-y-portugal/

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=215793

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1626087

http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=4187&Itemid=43

Sem comentários:

Enviar um comentário