segunda-feira, 12 de julho de 2010

JS debate "Emprego e Empreendedorismo"


“…O principal responsável pela falta de mais oportunidades no nosso concelho é o Executivo Autárquico! Sendo o poder mais próximo da população cabe-lhe desenvolver esforços para fixar jovens no concelho. A visão que têm dos jovens são todas menos a do futuro do nosso concelho…” – Nuno Miranda – Coordenador da Concelhia da JS de Bragança



Decorreu, no passado dia 7 de Julho de 2010 mais uma conferência organizada pela concelhia da JS de Bragança. Sobe o tema “Empreendedorismo e Emprego Jovem no Concelho” reuniram-se, como oradores convidados, o Dr. Jorge Humberto Sampaio (Gabinete de Empreendedorismo do I.P.B.), o Dr. Rui Vaz (Presidente do N.E.R.B.A.), o Dr. Alcídio Castanheira (Director do Centro de Emprego de Bragança), Nuno Machado (Jovem Empresário – “Restaurante Académico”) e Márcio Vara (Jovem Empresário – “OldCare Serviços Gerontológicos”). O objectivo essencial desta conferência foi o de dar a conhecer aos presentes as oportunidades de que se dispõe no nosso concelho, tendo como parceiros as entidades convidadas, mas também ouvir o testemunho de dois casos de sucesso de jovens empreendedores a trabalhar no concelho.



O Dr. Jorge Humberto Sampaio deu a conhecer aos presentes o Gabinete de Empreendedorismo do I.P.B. apontando também alguns casos de sucesso em empresas incubadas no seio desse Gabinete. De seguida, o Dr. Rui Vaz apresentou o N.E.R.B.A., história e competências, passando de seguida a explicar um pouco do que os jovens empresário podem encontrar na associação que preside e finalizando a sua intervenção com uma afirmação marcante: “…Ser empreendedor não é só em termos laborais, também no associativismo é necessário ser muito empreendedor…”. De seguida, o Dr. Alcídio Castanheira descreveu à assistência todos os apoios de que os jovens dispõem no Centro de Emprego e apresentando também alguns dados relativos ao nosso concelho entre os quais ressaltamos o facto de 48,5% dos desempregados do nosso concelho serem colocados num novo emprego em menos de 6 meses. O jovem Empresário Nuno Machado falou um pouco sobre a história da empresa e também dos apoios que tem obtido quer da parte do NERBA quer da parte do Centro de Emprego e também das dificuldades em manter a sua empresa no nosso concelho. Já Márcio Vara apresentou a sua empresa explicando aos presentes o tipo de serviço que presta e também falando um pouco sobre a sua constituição e enaltecendo o apoio do Gabinete de Empreendedorismo do I.P.B. visto ser uma das empresas de sucesso ali incubadas. Na parte da intervenção da assistência foram colocadas algumas questões de entre as quais uma, colocada pelo Coordenador da JS Bragança Nuno Miranda, em jeito de desafio às três instituições, da realização de uma feira do emprego no nosso concelho. Desafio esse que foi aceite, tendo sido demonstrada a possibilidade de haver uma organização conjunta por parte dessas instituições para a sua realização. Esta conferência contou com cerca de 50 participantes que consideraram a conferência positiva e bastante útil não só pelas informações prestadas pelas instituições representadas, mas também pelos exemplos de como criar e manter uma empresa no nosso concelho.

*Veja também a reportagem em Localvisão CLICAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário